O que é Marketing?

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Antes de entender o que é marketing, devemos entender uma coisa e começar a perceber o que as grandes empresas têm em comum, como Amazon, Apple, Netflix, Nubank entre outras.

O foco dessas empresas está em seus clientes, elas investem muito tempo e dinheiro estudando o que seus clientes precisam para satisfazê-las e criar um alto valor.

Um outro ponto importante é o relacionamento com seus clientes, ele é extremamente importante.

Agora sim o que é marketing?

Temos que entender que marketing é lidar com pessoas, segundo Klotler e Armstrong “marketing é a gestão de relacionamentos lucrativos com o cliente”.

Existem dois principais objetivos do marketing que são:

  • Atrair novos clientes, prometendo valor superior, e;
  • Manter e cultivar os clientes atuais, entregando satisfação;

No primeiro objetivo devemos atrair novos clientes com base nos estudos de entender o mercado, com isso atraímos atenção das pessoas com os argumentos corretos.

Já no segundo objetivo devemos surpreender nossos clientes que já confiaram em nossos produtos ou serviços entregando sempre satisfação sobre os mesmos.

Quando pensamos em marketing já vem em nossas cabeças como vendas e propagandas, afinal somos bombardeados por informações a todo tempo nas revistas, jornais, TVs, e-mails e internet.

Mas marketing é muito mais que isso, os anúncios que vemos todos os dias é apenas a ponta do iceberg do marketing.

Quando uma empresa vai desenvolver seus produtos ou serviços, o marketing deve estar presente em todas as etapas dessa criação.

É o marketing que vai dizer o que os clientes estão precisando, com esse processo de entender o mercado, bem como as necessidades e os desejos dos clientes é o que vai definir nossos produtos e como iremos promover eles nas mídias e em quais mídias.

Vendas e propagandas são apenas um mix de marketing, um conjunto de ferramentas que operam juntas para satisfazer as necessidades dos clientes e construir relacionamentos com eles.

É um processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles a fim de , em troca, capturar valor deles.

Necessidades, desejos e demandas do cliente

Já entendendo sobre o marketing, devemos nos atentar às necessidades, desejos e demandas do cliente.

As necessidades humanas são situações de privação percebida, Maslow define muito bem isso na sua pirâmide que mostra as necessidades básicas que são: Fisiológicas, Segurança, Sociais, Estima e Autorrealização.

Essas necessidades nós não criamos elas são elementos básicos da condição humana.

Os desejos são a forma que as necessidades humanas assumem quando são moldadas pela cultura e pela personalidade individual.

Ou seja, a partir do momento que nossas necessidades se tornam uma realidade isso vira desejo, por exemplo quando temos uma necessidade de comida nosso desejo pode ser comer um Big Mac, mas outra pessoa pode ter desejo de comer um prato de arroz, feijão e bife, o que diferencia isso é nossa cultura que foi moldada por uma sociedade.

Com tudo isso então nós temos necessidades e com as necessidades, criamos desejos e com nossos desejos isso se torna demanda de produtos com benefícios que nos proporcionam o melhor conjunto de valor e satisfação.

Miopia de marketing

Miopia de marketing é o erro de prestar mais atenção aos produtos específicos que uma empresa oferece do que os benefícios e à experiência gerados por esses produtos.

Esse é o principal erro que cometemos em nossas vendas é exatamente falar mais sobre o produto e suas características do que falar sobre seus benefícios.

Quando compramos algo não queremos saber das característica queremos os benefícios, por exemplo, quando você compra um liquidificador você compra por que quer fazer um bom suco e ter uma vida mais saudável, quando você compra um carro você busca o conforto que ele vai te dar em uma viagem, quando você compra uma furadeira você está buscando o furo na parede para colocar um belo quadro da sua família e poder recordar aquele momento.

Esse é o tipo de comunicação que devemos ter com nossos produtos a frente dos nossos consumidores, devemos sempre vender os benefícios.

Se você seguir esses passos básicos garanto que a sua proposta de venda irá mudar e seus clientes irão ver seus produtos e serviços com outros olhos.

Com isso você gera mais valor na hora da venda.

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Sobre o autor:

jose desiderio

jose desiderio

Estrategista digital, minha missão ajudar negócios locais a vender mais e ser referência de mercado na sua região!

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