Descubra o que é jornada de compra!

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jornada de compra

Você que tem um negócio local, seja varejista, profissional liberal, da saúde…

Para quem tem um negócio local e depende de clientes que passam em frente da loja para poder fazer uma venda.

Profissionais liberais que vivem correndo atrás de clientes e vivem de indicações.

Até criou um site mas não vem sequer um cliente por ele, tenta trabalhar nas redes sociais mas também não surte efeito nenhum.

Já viu e tentou várias coisas mas nada funciona.

Isso está acontecendo porque é bem provável que você esteja trabalhando de maneira errada.

E se continuar nesse ritmo as coisas só tendem a piorar.

Deixa te falar uma coisa: fazer marketing digital pode parecer fácil a quem vê, mas assim que você começa a se aventurar, vê que as coisas não são como parecem ser.

Realmente existem muitas estratégias que podem ser feitas, mas não significa que você deva fazer.

Isso vai depender muito do momento que seu negócio se encontra, ou seja, se ela está começando agora a investir no marketing digital, deve-se começar pelo início, parece óbvio mas muita gente peca nas coisas mais simples.

A primeira coisa que se deve fazer quando se começa a investir em marketing digital é pela construção do público-alvo e persona.

O próximo passo é fazer o estudo e criar a jornada de compra do seu consumidor que também é conhecida como  Buyer’s Journey, a jornada de compra está ligada diretamente em uma estratégia do marketing digital que se chama Marketing de conteúdo e Inbound marketing, essa jornada geralmente tem como base 4 fases, que são:

  • Aprendizado e descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da solução
  • Decisão de compra

Conhecendo a jornada de compra

A jornada de compra consiste na seguinte estratégia: saber quem é seu público-alvo e sua persona, com essas informações você terá também descoberto seus desejos, dúvidas e anseios.

Com essas informações conseguimos criar a jornada de compra, através de conteúdos que são elaborados para cada etapa.

Logo a jornada de compra é o caminho que seu possível cliente ou lead vai percorrer até efetuar a compra do seu produto ou serviço, ou seja, virar seu cliente.

O que muitos não sabem é que todos nós como consumidores fazemos essas jornadas todas as vezes que vamos comprar algo, algumas jornadas são mais curtas outras mais longas.

Vamos explorar mais cada etapa, assim você vai entender melhor.

Aprendizado e descoberta

Essa é a primeira etapa da jornada, é onde seu possível cliente não sabe que tem um problema ou uma necessidade, é nessa etapa que o seu conteúdo deve chamar atenção.

Exemplo:

Vamos supor que Joana está tendo problemas com dores nas costas, cansaço e problemas de elasticidade.

Você tem uma academia, nesta etapa você deve produzir os seguintes conteúdos no seu blog e redes sociais, “descubra porque você tem dores nas costas”, ou “você sente cansaço só de subir escadas saiba porque?”.

É bem provável que Joana irá pesquisar na internet coisas do tipo “cansaço ao subir escadas”, nesse momento o seu conteúdo irá aparecer para ela.

Reconhecimento do problema

Nessa etapa Joana já sabe que tem um problema de sobrepeso e obesidade e começa a querer se aprofundar mais sobre o assunto, nessa etapa você deve produzir conteúdos que aprofunde mais sobre esses problemas e comece a mostrar para ela isso.

Exemplo:

Você pode escrever dicas de como perder peso e ganhar resistência, tipo assim “ 3 exercícios para perder peso em duas semanas”.

Consideração da solução

Nessa etapa Joana já sabe que está acima do peso e precisa se exercitar, mas percebe que fazer exercícios em casa não vai ajudar e que ela precisa de um profissional da área. 

Exemplo

Nesse momento você deve começar apresentar sua academia para ela, e escrever tipos de conteúdos assim, “10 Vantagens em treinar em academias” ou “Veja como um personal trainer pode ajudar você a perder peso”, nessa etapa você deve fazer menções às suas soluções e dizer que sua academia é a melhor opção.

Decisão de compra

Nessa etapa Joana sabe de todos os problemas e sabe qual é a solução, mas ainda não está convencida onde treinar ela começa a pesquisar opções, nesta etapa você deve fazer chamadas mais diretas.

Exemplo

Nesse tipo de artigo você pode escrever comparações entre seus concorrentes mostrando que sua academia tem mais infraestrutura que as outras, boa localização segurança e privacidade, você pode também fazer o mesmo comparando entre treinar em casa e na sua academia, e no final você faz um convite dando um voucher para que ela treine de graça por uma semana e 50% na primeira mensalidade se ela gostar de treinar lá.

Viu como é simples? E como funciona uma jornada de compra, essa ferramenta é de extrema importância, elaborada de maneira certa você sabe exatamente onde está sua persona, e a longo prazo ela se torna uma atração de novos clientes.

Todas as empresas deveriam ter essa estratégia em suas empresas, não importa se é pequena, grande, ou profissionais liberais todos podem usar.

Mas esse é um tipo de estratégia que não se faz da noite para o dia, e não se tem resultado a curto prazo, por isso é de extrema importância que comece o quanto antes.

Outro ponto importante também é que se deve procurar uma agência de marketing digital para que possa te dar um suporte e te guiar nesse momento, principalmente no início do planejamento, depois que estiver bem enraizado você pode caminhar com os próprios pés.

O que achou do conteúdo? Já tem a Jornada do Comprador definida? O que acha de começar agora?

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Sobre o autor:

jose desiderio

jose desiderio

Estrategista digital, minha missão ajudar negócios locais a vender mais e ser referência de mercado na sua região!

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