O que é Marketing Digital?

Marketing digital são ações que as empresas fazem para poder se comunicar, comercializar e promover seus produtos ou serviços pela internet ou qualquer meio digital.

O que muitos não sabem e se confundem é que o termo “marketing digital” não existe, esse termo apenas foi incorporado na nossa linguagem para se diferenciar do marketing tradicional e dizer que estamos fazendo nossa comunicação pelos meios digitais.

O que existe é marketing, simples assim, não existe dois marketing, as empresas fazem seu planejamento de marketing e depois decidem quais vão ser as estratégias que serão adotadas para chegar nos objetivos que foram traçados na hora de desenvolver o plano de marketing da empresa.

Sabendo disso as empresas começam a planejar como vai ser a divulgação, ou seja, como ela irá impactar seus possíveis clientes, ai começa as escolhas, criação de sites, redes sociais, televisão entre outros, logo começa escolher os meios para chegar nos seus objetivos.

Dica: O que é marketing?

Como surgiu o marketing digital?

Antigamente antes da internet se tornar uma potência, as empresas tinham poucas opções para se comunicar com seus possíveis clientes, que era através do jornal impresso, revistas, panfletagem, malas diretas que consistia em enviar uma grande quantidade de cartas pelos correios. Rádio e TV são mídias que você consegue atingir uma grande massa, mas custa muito caro, até hoje.

Depois disso foi mudando com a chegada da internet por volta do ano 2000 a internet foi tomando corpo e as empresas começaram a ver grandes oportunidades pelo meio que ela oferecia.

As pessoas começam a usar a internet com mais frequência e a forma de se comunicar começa ser o diferencial onde empresas e consumidores podem se falar de forma simples e rápida.

As redes sociais começam a surgir e junto as oportunidades, milhares de pessoas conectadas, surge aí uma grande oportunidade de impactar milhares de pessoas pelo meio digital, aí começa o termo marketing digital.

Como fazer marketing digital?

No marketing digital existem muitas possibilidades para se trabalhar, mas não adianta sair fazendo de tudo, você precisará alinhar quais são os objetivos que sua empresa precisa alcançar e em qual momento sua empresa se encontra.

Partindo desse pressuposto você consegue traçar uma meta e saber quais ações deve fazer no meio digital, você também deve levar em conta quanto sua empresa pode investir, o Sebrae recomenda que uma empresa invista em torno de 5 a 10% do faturamento da empresa.

Vamos citar aqui os mais comuns e que costumam funcionar para a maioria das empresas, que são:

  • Marketing de conteúdo;
  • Redes sociais;
  • Marketing de busca;
  • E-mail marketing;

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste na estratégia da empresa em produzir conteúdos para seu público, logo esses conteúdos são informativos para educar e entreter seu futuro cliente.

Não se engane, você precisa produzir conteúdos relacionados ao nicho de mercado que sua empresa atua, os conteúdos devem falar sobre as principais dores e dúvidas do seu público.

Esse tipo de estratégia é legal porque ela pega pessoas desconhecidas na jornada de compra e leva ela para próximo da sua marca trazendo mais confiança e autoridade para sua empresa.

Outro ponto importante é que essa estratégia está ligada diretamente na sua jornada de compra, ou seja antes de produzir conteúdos, você irá precisar saber quem é o seu público-alvo, sua persona e traçar a jornada de compra que seus possíveis clientes irão percorrer.

Deve-se lembrar também que essa estratégia é de médio a longo prazo para se obter resultados e deve ser contínuo, logo uma vez que começou não deve-se parar.

Mas seus resultados são bem satisfatórios assim que eles começam a dar frutos.

Redes sociais

As redes sociais são uma ótima estratégia para atingir seu público, ela permite que você mostre seus produtos e serviços para milhares de pessoas.

Mas não se engane, que basta sair publicando fotos que você está fazendo um bom trabalho.

Assim como o marketing de conteúdo, as redes sociais também precisam de uma boa elaboração de conteúdo e uma linha editorial.

Você precisa fazer postagens que sejam interessantes para seu público, mais uma vez a importância de fazer o estudo da sua persona.

Não se deixe enganar por métricas de vaidade como curtidas e seguidores, ter bastante seguidores não significa vendas, foque no seu objetivo e nas suas metas.

Dica: Não construa seu castelo no terreno alugado

Marketing de busca

O marketing de busca vai de encontro direto com o marketing de conteúdo, quanto mais você entender sua persona e escrever conteúdos relevantes mais as pessoas vão te achar no marketing de busca, ou seja no Google.

No marketing de busca temos dois pilares que podemos trabalhar, um com a busca orgânica que chamamos de SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

Se trata de uma técnica usada na elaboração de sites ou blogs, a ideia aqui é que quando as pessoas digitarem certas palavras no buscador do Google, ela encontre seu site ou seus conteúdos escritos no blog com a estratégia de marketing de conteúdo.

Assim como o marketing de conteúdo, o SEO também leva de médio a longo prazo para se ter resultados, mas são técnicas e investimos que valem a pena.

Outro pilar que entra no marketing de busca são os links patrocinados, aqui consistem em fazer anúncios pagos no Google, ou seja, da mesma forma que a pessoa digita a palavra chave no campo de pesquisa irá encontrar seu site, mas aqui você vai pagar pelos cliques que receber em cada palavra chave.

Aqui os resultados são de imediato, assim que você fez os anúncios e configurou tudo certo na ferramenta do Google Ads, seus anúncios já vão começar a ser exibidos.

E-mail marketing

No e-mail marketing a ideia principal é criar um relacionamento com seus clientes, a fim de criar uma base onde sempre que possível você possa ofertar algo da sua empresa.

Mas existem alguns cuidados que você deve tomar aqui, não deve ficar enviando só e-mails de vendas, é preciso ter um equilíbrio, ninguém gosta ou se cadastrar numa lista para ficar recebendo e-mails para que ela compre algo, as pessoas gostam de se entreter e se educar então procure enviar e-mails onde a pessoa possa fazer isso.

Uma estratégia legal é juntar seu marketing de conteúdo com e-mail marketing, assim sempre que você escrever algo poderá enviar um e-mail para ela convidando para visitar seu blog e ler o artigo que foi postado, isso cria um relacionamento e você não fica só enviando e-mails chatos de vendas.

Resumo

Como você pode ver, existe uma grande variedade de oportunidades que o marketing digital pode proporcionar para o seu negócio, fazendo da maneira certa os resultados são muito bons.

Outro ponto importante, é que hoje não é possível ter uma empresa ou negócio e não ter ela na internet, a melhor forma de se aproximar dos possíveis clientes é através de estratégias que façam uso do meio digital.

Se você não faz nenhuma ação dessas para sua empresa ou negócio, sinto lhe dizer que você está deixando dinheiro na mesa e perdendo mercado, porque certamente seu concorrente está fazendo ações de marketing digital e alcançando muito mais pessoas e faturando mais que você.

Se você gostou desse conteúdo continue acessando nossos artigos e aprenda mais sobre o assunto, compartilhe esse conteúdo para seus amigos e se você precisa de algum profissional para fazer seu marketing digital, nós da agência Working Web oferecemos uma consultoria gratuita onde elaboramos uma estratégia direcionada para seu negócio.

Quer aumentar as vendas e lucratividade do seu negócio?

Agende sua CONSULTORIA GRATUITA e vamos mostrar como seu negócio pode atrair os clientes certos e vender mais todos os dias, aumentando seu faturamento em 20, 30 até 50% ao longo dos meses. Clique no botão abaixo e preencha o formulário.

Sobre o autor:

jose desiderio

jose desiderio

Estrategista digital, minha missão ajudar negócios locais a vender mais e ser referência de mercado na sua região!

Compartilhe com seus amigos :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos: